A inteligência de mercado (IM) se tornou uma ferramenta crucial para o sucesso no agronegócio, pois fornece aos produtores e empresas informações valiosas para tomar decisões estratégicas mais assertivas e eficientes. Através da coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre o mercado, os diversos atores do setor podem se beneficiar de diversas maneiras. Veja a seguir algumas delas:
– Tendências de mercado: A IM permite aos produtores identificarem mudanças nas preferências dos consumidores, novas tecnologias e inovações, alterações nas políticas públicas e outros fatores que impactam o agronegócio. Por causa disso, ela possibilita a adaptação das estratégias de produção, marketing e vendas para atender às demandas do mercado e explorar novas oportunidades de negócio.
– Novos mercados: Através da análise de dados de comércio internacional, acordos comerciais e demanda por produtos agrícolas em diferentes regiões, a IM pode auxiliar na identificação de novos mercados promissores para exportação, diversificando as fontes de renda e expandindo o alcance dos produtos.
– Análise dos concorrentes: A IM fornece informações sobre as estratégias de preços, produtos, marketing e distribuição dos principais concorrentes. Pois essa análise permite aos produtores se diferenciar no mercado, identificar nichos de mercado inexplorados e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades específicas dos consumidores.
– Benchmarking: A comparação das práticas e resultados da própria empresa com os dos principais players do setor permite, certamente, identificar áreas de melhoria, otimizar processos e aumentar a competitividade.
– Redução de riscos: Com base em dados precisos e atualizados, os produtores podem tomar decisões mais conscientes sobre investimentos, financiamentos, produção, comercialização e outras áreas do negócio, acima de tudo, minimizando riscos e incertezas.
– Otimização da produção: A IM auxilia na identificação das melhores épocas para plantar e colher, pois, contribui com a escolha das culturas mais adequadas para cada região, na otimização do uso de insumos e na implementação de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.
– Melhoria da gestão: Através da análise de dados de desempenho, a IM permite identificar gargalos na cadeia produtiva, otimizar processos logísticos e gerenciais, e tomar decisões mais assertivas para aumentar a eficiência e a lucratividade do negócio, sendo assim, uma ótima aliada para gerenciamento dos processos e equipes.
– AgTech: A IM facilita o acesso a informações sobre novas tecnologias no agronegócio, assim como, agricultura de precisão, Internet das Coisas (IoT), drones, softwares de gestão e outras ferramentas que podem otimizar a produção, reduzir custos e aumentar a produtividade.
– Adote as inovações: A adoção de novas tecnologias pode auxiliar na tomada de decisões mais precisas e eficientes, sobretudo na automatização de tarefas repetitivas, na otimização do uso de recursos e na melhoria da qualidade dos produtos.
– Comunicação estratégica: A IM fornece dados sobre as percepções dos consumidores sobre a marca e os produtos da empresa, permitindo o desenvolvimento de estratégias de comunicação mais eficazes para fortalecer a marca, portanto contribui para a construção de uma reputação positiva e fidelizar clientes.
– Transparência e rastreabilidade: A adoção de práticas de rastreabilidade e transparência na cadeia produtiva, com base em dados coletados e analisados pela IM, pode aumentar a confiança dos consumidores na qualidade e na origem dos produtos, portanto, agregando valor à marca.
– Um produtor de café pode utilizar a IM para analisar as tendências de consumo de café gourmet no mercado internacional e identificar oportunidades para exportar seus produtos para novos mercados.
– Uma cooperativa de laticínios pode usar a IM para monitorar os preços do leite no mercado spot e tomar decisões mais assertivas sobre a venda de seus produtos.
– Uma empresa de insumos agrícolas pode utilizar a IM para analisar as necessidades dos produtores rurais de uma região específica e desenvolver produtos e serviços personalizados que atendam às suas demandas.
A Imago Pesquisas é especialista em estudos de mercado e através da nossa expertise no agronegócio, podemos contribuir com as tomadas de decisões de maneira assertiva e potencializar as estratégias de negócio. Conheça o nosso trabalho.
Clique aqui para agendar uma reunião.
Nossa missão é conectar pessoas, negócios e projetos de maneira assertiva. Entregamos resultados estratégicos, análises preditivas e tendências que ajudarão na tomada de decisão da sua empresa. Além de gerar autonomia econômica para grupos minoritários através de capacitação e geração de emprego e renda.