A diversidade LGBTQIAPN+ no ambiente corporativo não se trata apenas de uma questão de inclusão, mas também de igualdade social e inspiração para transformar vidas e negócios. Algumas empresas já demonstram diversas iniciativas neste sentido, mas ainda há desafios e barreiras a serem superadas para garantir a participação ativa desse grupo no mercado de trabalho.
Para promover a diversidade, é necessário não apenas implementar ações que acolham as diferenças, mas também rever a estrutura de gestão e considerar a contratação de pessoas que representem a comunidade LGBTQIAPN+ e tenham um posicionamento ativo.
De acordo com a Câmara de Comércio LGBT do Wisconsin, as empresas que contam com profissionais LGBTQIAPN+ em cargos de liderança apresentam um desempenho 61% melhor do que aquelas sem representatividade.
No entanto, uma pesquisa realizada pela Santo Caos revelou que 61% dos profissionais LGBTQIAPN+ brasileiros escondem sua orientação sexual no ambiente de trabalho.
Além disso, 33% das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBTQIAPN+ para cargos de liderança e 41% dos funcionários já sofreram algum tipo de discriminação no trabalho.
Esse cenário de desigualdade persistente não é benéfico para os negócios.
Para mudar a realidade e promover a inclusão LGBT+ nas empresas, é preciso olhar para a questão com a seriedade que ela merece e conduzir ações concretas para atração, retenção e engajamento desses profissionais. Além disso, é fundamental focar no desenvolvimento do time sobre os vieses inconscientes, identidade de gênero e orientação sexual e comunicação inclusiva e não-violenta.
A valorização das diferenças é outra parte importante de uma política voltada à Diversidade e Inclusão. Com um conjunto de medidas, será possível construir um ambiente seguro (safe environment), respeitoso e inclusivo que possibilite que o profissional seja quem ele é não apenas fora, mas também dentro do âmbito corporativo.
A criação de um canal para que situações de preconceito sejam denunciadas e a preparação para o acolhimento e suporte dessas pessoas são iniciativas positivas e indispensáveis.
Os programas de inclusão LGBTQIAPN+ nas empresas também devem incluir o engajamento da alta liderança e ações de incentivo ao desenvolvimento e a ascensão desses profissionais. Afinal, além de serem contratados e se sentirem seguros e incluídos, eles precisam de estímulos para desenvolver todo o seu potencial e ter oportunidades igualitárias de se tornarem protagonistas dentro da organização.
Para administrar uma empresa de sucesso, é fundamental atrair e reter talentos diversos, o que permite ter uma visão mais ampla e atender a diversos mercados, além de minimizar possíveis pontos cegos em relação ao comportamento, ao consumo, às vendas, entre outros.
Além de fortalecer a imagem da empresa e aumentar a confiança do público, essa dinâmica também promove a visibilidade da cultura das minorias, garantindo uma filosofia alinhada ao desenvolvimento igualitário e às demandas da sociedade por maior justiça social.
Nossa missão é conectar pessoas, negócios e projetos de maneira assertiva. Entregamos resultados estratégicos, análises preditivas e tendências que ajudarão na tomada de decisão da sua empresa. Além de gerar autonomia econômica para grupos minoritários através de capacitação e geração de emprego e renda.